Existem muitos desafios de economia na vida dos brasileiros. Por isso, o empréstimo no cartão de crédito acaba se tornando uma opção muito viável para quem deseja dinheiro rápido a fim de quitar as próprias dívidas. Ainda assim, é importante ter cautela no momento de escolher a instituição que será responsável pelo empréstimo.
Levando em consideração que o cartão de crédito está muito presente na vida dos brasileiros e tem se mostrado uma forma de pagamento constantemente utilizada, transformá-lo na base do empréstimo, em alguns casos, pode ser uma opção vantajosa. Leia este guia para saber todo o processo para conseguir o seu.
O que é empréstimo no cartão de crédito?
O empréstimo no cartão de crédito é uma das modalidades de crédito oferecidas pelos bancos e instituições financeiras para clientes que já possuem um cartão. Em sua maioria, essa modalidade não afeta diretamente o limite de compras que o usuário tem em sua conta.
Como o empréstimo no cartão de crédito funciona?
O empréstimo com a utilização do cartão de crédito está diretamente vinculado ao seu cartão. Caso o crédito pessoal tenha a aprovação da instituição financeira, o valor será recebido em conta corrente ou em sua poupança escolhida. A cobrança será feita por meio da fatura do cartão de crédito, o que ajuda a organizar as finanças.
No entanto, é importante lembrar que o empréstimo possui uma cobrança de juros e de IOF caso haja um atraso no pagamento de suas parcelas. De toda a forma, o limite rotativo de seu cartão não será comprometido no processo.
Quais são os bancos que disponibilizam esse tipo de empréstimo?
Atualmente, você pode encontrar uma série de bancos e instituições financeiras que disponibilizam essa modalidade de crédito. Apesar de serem os grandes bancos quem concentrem a opção, você poderá encontrar uma diversidade de opções na hora de solicitar o seu.
De uma forma geral, para conseguir um empréstimo no cartão de crédito, você pode recorrer, majoritariamente, às seguintes instituições:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Santander.
Apesar de todos os bancos mencionados anteriormente possuírem uma maior concentração dessa modalidade de crédito, não deixe de buscar outros para poder comparar as taxas de juros e garantir as melhores condições de pagamento.
Vale a pena fazer empréstimo no cartão de crédito?
O empréstimo no cartão de crédito é visto como uma modalidade que apresenta uma maior facilidade na sua contratação. No entanto, não é possível afirmar se vale a pena ou não, pois essa resposta será dada de forma individual e de acordo com as suas condições financeiras no momento.
De toda a forma, você precisará ficar atento a todas as condições, tendo em vista que uma dívida no cartão de crédito pode acabar gerando juros extremamente altos. Para se ter uma ideia, esta é uma das poucas dívidas que conseguem ultrapassar os três dígitos em juros, gerando uma grande quantidade de endividamento no país.
Dependendo da sua atual situação financeira, e se há uma organização das finanças, o empréstimo no cartão de crédito pode não ser a opção mais viável. Por isso, você pode procurar por outras, como o empréstimo com garantia de veículo ou, até mesmo, o empréstimo consignado.
Caso continue levando em consideração a possibilidade de realizar um empréstimo utilizando o seu cartão de crédito, passe a se organizar financeiramente para conseguir pagar tudo em dia, evitando a cobrança dos juros em alta escala dessa modalidade.
Posso fazer uma simulação de empréstimo?
Para simular crédito, que é uma etapa bem importante para escolher o seu empréstimo com sabedoria, é possível encontrar diversos sites na internet. Por meio deles, você terá acesso aos dados e informações atualizados sobre as condições e taxas das mais diversas operadoras presentes no mercado. Isso ajuda a poupar tempo e facilita o acesso ao crédito.
Para que você possa fazer a simulação do jeito certo, é necessário adicionar algumas informações referentes ao empréstimo no cartão de crédito que deseja fazer. Dentre as principais, temos:
- Valor que pretende pegar emprestado;
- Tempo em que deseja quitar a dívida;
- Valor mensal das parcelas;
- Renda mensal;
- Informações adicionais, como os bens que serão oferecidos como garantia.
É possível, também, acessar informações do Banco Central, que disponibiliza todas as taxas médias de juros apresentadas nessa modalidade. No entanto, é importante lembrar que essas taxas podem sofrer alterações de acordo com o seu perfil, assim como com a sua relação com a instituição em que deseja contratar.
Como solicitar empréstimo no cartão de crédito?
A solicitação do seu empréstimo no cartão de crédito é bem parecida com aquela realizada no empréstimo pessoal convencional. É possível que algumas operadoras disponibilizem a simulação das parcelas antes mesmo de sua contratação, tudo isso sem precisar ir até o banco ou instituição.
No geral, o passo a passo consiste em:
- Solicitação: o primeiro passo é solicitar o seu empréstimo. Isso pode ser feito diretamente no site da sua operadora de cartão de crédito ou, até mesmo, pelo aplicativo. Para isso, é só preencher todos os dados que serão solicitados no processo;
- Análise de crédito: durante esta etapa, você precisa ter a sua situação financeira analisada pela instituição escolhida, tendo em vista que ela precisa saber se você tem condições de arcar com as parcelas. Caso o seu perfil não seja adequado para os critérios estabelecidos, é possível que o pedido seja negado;
- Assinatura do contrato: após ter sido aprovado para o seu empréstimo no cartão de crédito, um contrato será emitido e assinado pelo solicitante;
- Liberação do dinheiro: depois, o dinheiro que foi solicitado será disponibilizado em sua conta corrente, levando em consideração o prazo informado pela operadora do cartão.
Caso o seu cartão de crédito esteja diretamente vinculado a uma conta corrente, é bem provável que já exista algum crédito pré-aprovado que poderá ser liberado no momento que desejar, independente de ser solicitado por telefone ou aplicativo na internet. O valor, em sua maioria, costuma ser definido de acordo com o histórico de movimentação do cliente.
No entanto, ainda que seja relativamente simples contratar empréstimo no cartão de crédito, lembre-se que as taxas de juros podem ser bem salgadas.