Nem sempre, a previdência social será suficiente para garantir que o aposentado tenha uma vida tranquila e proveitosa do jeito que ele sempre imaginou. É por isso que a melhor opção é buscar compreender como planejar sua aposentadoria, utilizando um sistema privado como intermédio para obter os benefícios antes planejados.
Atualmente, existem várias estratégias de investimento que podem ajudar a manter uma renda estável e, consequentemente, garantir uma longevidade plena e sem preocupações. No entanto, para colocá-las em prática, é necessário conhecer um pouco mais acerca dessa infinidade de opções.
O que é previdência privada?
Para saber como planejar sua aposentadoria, primeiro, é preciso entender o conceito de previdência privada. Ela nada mais é do que uma aposentadoria particular, que não possui laços com o INSS, que é o órgão responsável por lidar com as aposentadorias dos brasileiros, vinculada a um ambiente de trabalho.
Para compreender melhor, esse tipo de previdência é uma renda extra, com um valor poupado que é direcionado para os planejamentos no futuro, servindo como um grande reforço para a aposentadoria pública oficial.
Como planejar sua aposentadoria? Dicas de ouro
É preciso saber como planejar sua aposentadoria para ter uma melhor qualidade de vida. Afinal, nem sempre o que é garantido pela previdência social pode ser suficiente para manter um padrão de bem-estar como aquele que já era planejado em um orçamento doméstico.
Para não passar por nenhum sufoco durante a sua organização, confira algumas dicas indispensáveis para usufruir, o máximo possível, desse processo.
1. Faça uma avaliação das suas finanças pessoas
O primeiro grande movimento a ser realizado para aprender a como planejar sua aposentadoria é fazer um balanço de toda a sua vida financeira. Anote renda, custos fixos e variáveis, bens, dívidas e os investimentos que possui na atualidade.
A diferença entre o valor que você possui e as despesas com as quais utiliza o dinheiro mostrará o seu patrimônio líquido. A partir do conhecimento desse número, ficará mais simples saber qual será o valor necessário para ter uma aposentadoria tranquila e sem surpresas desagradáveis.
2. Defina metas para a sua aposentadoria
As metas são um ponto importante para qualquer pessoa, especialmente quando elas se tratam de desenvolvimento pessoal e financeiro. Sendo assim, ao compreender como planejar sua aposentadoria, tenha em mente quais são os seus objetivos dali a alguns anos, definindo quanto será necessário para manter o padrão esperado.
Para que a sua carteira fique devidamente estruturada, será preciso definir alguns detalhes, como com qual idade será a sua aposentadoria, qual é a renda mensal que te acompanhará após a aposentadoria e quanto será preciso acumular para cumprir todas essas metas planejadas. A projeção da inflação também deverá constar nesse cálculo.
3. Conheça as opções disponíveis de previdência privada
No Brasil, é possível encontrar uma série de opções de previdência privada. A maior parte delas permite que um valor e periodicidade sejam definidos para cada uma das contribuições, além do tipo de alíquota voltado para o Imposto de Renda. Esse tipo de informação deve, com toda a certeza, constar no planejamento da previdência privada.
O ideal é fazer uma pesquisa ampla acerca das modalidades disponíveis para saber como planejar sua aposentadoria. Atualmente, é mais simples ter acesso a isso, tendo em vista que plataformas como o Youtube e o Google podem ser de extrema importância para passar todos os detalhes, desde que venham de fontes confiáveis.
4. Procure por modalidades de investimentos como estratégias de aposentadoria
Para aquelas pessoas que realmente pensam em investir em uma aposentadoria privada, fazer um investimento em fundos imobiliários e ações pode ser uma boa opção, visando que ambos trazem uma renda complementar à aposentadoria. Mesmo que haja uma volatilidade considerável dos ativos, os patrimônios serão ainda mais valorizados a longo prazo.
Com as ações e fundos imobiliários, será possível entender como planejar sua aposentadoria, tendo em vista que ambos asseguram uma renda perpétua, tendo em vista que, ao manter os ativos sob sua posse, todos os dividendos correspondentes serão direcionados a você, isentos de qualquer análise do Imposto de Renda.
5. Saiba como juntar para aposentadoria ao investir cedo
Muitas pessoas não sabem, mas quanto mais cedo for feito o investimento, maiores serão as chances dele dar certo e atingir os objetivos traçados. Além disso, com essa atitude, será possível criar um hábito de destinar uma parte da renda recebida atualmente para essa finalidade durante todos os meses.
Outras vantagens comuns ao investimento adiantado são:
- os juros compostos serão ainda mais rentáveis se esse investimento for feito cedo;
- é possível destinar uma parcela mais recheada para o aporte de ativos com maior retorno, tendo em vista que haverá tempo o suficiente para recuperar possíveis perdas;
- haverá mais tempo para aprimorar a estratégia de investimento, pois, com o passar dos meses, será possível adquirir mais conhecimento sobre o assunto;
- a maioria dos aportes só ocorrerá na vida adulta, onde há maior produtividade para adquirir uma série de alternativas de renda.
6. Tenha cuidado com as emoções na aposentadoria privada
Entender como juntar para aposentadoria pode evitar muitas dores de cabeça e, ainda por cima, permitir que haja um longo período de aproveitamento quando chegar a hora de não trabalhar mais. No entanto, ainda que as decisões sobre investir pareçam pura matemática, é importante lembrar que as emoções também podem estar diretamente envolvidas.
Antes de começar a juntar para a sua aposentadoria, lembre-se que o mercado sofre, diariamente, com flutuações, seja para cima ou para baixo. Por isso, é necessário ter um bom controle emocional para não tirar os seus rendimentos graças a esses índices observados.
7. Coloque o planejamento financeiro no topo das prioridades
Por fim, para saber como planejar sua aposentadoria da forma correta, pense em priorizar o seu planejamento financeiro antes de qualquer coisa. Busque ajuda de um profissional de contabilidade ou economia caso esteja em dúvida sobre onde e como investir, visando garantir um futuro certo.
Conclusão
Ao entender como planejar sua aposentadoria da melhor maneira possível, você poderá ter uma vida mais próspera, realizando todos os objetivos traçados e, consequentemente, obtendo mais conforto para aproveitar todo o esforço realizado ao longo dos anos de trabalho.