Pesquisar

CDBs: O Que São e Como Investir com Segurança

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são considerados títulos de Renda Fixa com grande marca de tradicionalidade dentro do mercado. Eles são emitidos por bancos, transformando-se em uma das primeiras alternativas para aquelas pessoas que estão começando no mundo dos investimentos ou para quem busca diversificar a sua carteira.

Com a retirada da poupança como um dos investimentos que mais cativava os interessados pelo mercado financeiro, esta nova opção pode ser muito rentável e permitir uma maior diversificação para os investidores. Afinal, ela possui a mesma garantia da caderneta, mas com lucros que interessam àqueles que resolvem aplicar o seu dinheiro.

Como os CDBs funcionam?

Os CDBs são títulos privados, participando da Renda Fixa. Dessa maneira, para compreender a sua utilidade, é necessário pensar nos seguintes pontos:

  • Uma determinada instituição fica responsável por emitir títulos que representam empréstimos de menor valor;
  • Os investidores, como você que está interessado em CDBs, realizam a compra desses títulos com uma promessa de receber o pagamento no futuro;
  • Dessa forma, a instituição que emitiu os títulos utiliza o valor recebido para realizar as suas atividades e, quando esse título vencer, deve retornar o valor emprestado somado a uma determinada taxa envolvida na compra.

De uma maneira geral, é possível ver os CDBs como um empréstimo ao contrário. No lugar de você, investidor, pedir dinheiro ao banco, é o banco quem pedirá o seu dinheiro emprestado para concluir as suas atividades.

A dinâmica mostrada acima funciona na maior parte dos títulos de Renda Fixa. O que pode acabar variando diante dos diversos investimentos disponíveis dentro do mercado, são as instituições responsáveis pelas emissões dos títulos e a maneira como fecharão acordos de pagamento e de taxas de juros.

Como investir em CDBs?

Você sabe como investir em CDBs? Eles estão entre os principais tipos de investimento a curto prazo. Para que o processo seja realmente seguro, é necessário seguir alguns passos. Confira-os abaixo.

Abra uma conta em uma corretora ou em um banco

Para começar a investir em CDBs, é necessário que haja uma conta em alguma instituição financeira. As corretoras de valores, em sua maioria, oferecem uma variedade bem maior de CDBs de diferentes bancos, enquanto os bancos, em si, oferecem os seus próprios títulos.

Conheça os diferentes modelos

Para escolher um bom título, alguns fatores devem ser levados em consideração, como:

  • Taxa de retorno: lembre-se de verificar, e fazer um comparativo, entre as taxas oferecidas pelos diferentes títulos. Os pós-fixados, geralmente, são comparados a partir da porcentagem do CDI oferecido;
  • Prazos: verifique, também, o prazo de vencimento do seu título. Os prazos mais longos costumam oferecer taxas de retorno bem mais altas, mas o seu dinheiro ficará estagnado por uma maior quantidade de tempo;
  • Liquidez: é comum que alguns títulos ofereçam liquidez diária, permitindo que o resgate seja feito a qualquer momento, sem que os rendimentos sejam perdidos. No entanto, outros só permitem o resgate no vencimento;
  • Garantia: para não cair em nenhum golpe, sempre verifique se o CDB possui cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos, capaz de proteger os investimentos de até R$ 250.000 por instituição e por CPF.

Faça o seu primeiro investimento em CDBs

Após escolher entre as várias opções de CDBs, e verificar qual delas se adequa melhor ao seu perfil e aos seus objetivos, você poderá realizar a aplicação a partir de uma plataforma da corretora ou do banco onde você possui uma conta. Basta selecionar o CDB, definir o valor a ser investido e confirmar a sua operação.

Passe a acompanhar os seus investimentos

Depois que fizer os investimentos, lembre-se de acompanhar o seu CDB por meio da plataforma, seja da corretora ou do banco. É sempre importante estar ciente de todos os prazos e das condições de resgate oferecidos antes mesmo de fechar negócio.

Qual é a rentabilidade de um CBD?

A rentabilidade dos CDBs será definida a partir da porcentagem da taxa DI, também conhecida como taxa do CDI. Ela representa o valor que é cobrado em juros quando os bancos emprestaram dinheiro entre eles.

A taxa será utilizada como um guia de referência para a rentabilidade de todos os investimentos de Renda Fixa. Sendo assim, sempre que houver alguma menção a “rendimento de 100% do CDI”, ou qualquer outro valor, isso significa que o retorno da aplicação relacionada à taxa DI é exatamente o indicado.

Investimentos em CDBs são seguros?

É muito comum que algumas pessoas usem como argumento que a Poupança é um investimento seguro. No entanto, o que essas pessoas não sabem é que há investimentos de Renda Fixa que possuem a garantia igual, ou melhor, em relação à caderneta.

Ao investir em CDBs, não é necessário se preocupar se o banco irá emprestar o seu dinheiro para algum cliente inadimplente, tendo em vista que o valor investido não fica preso em um só destino, mas sim em uma conta de maior proporção dentro do banco. Além disso, também não há riscos de o banco quebrar e deixar a dívida para trás, tendo em vista que o Fundo Garantidor de Créditos não permitirá que isso aconteça.

Dessa forma, se o banco emissor acabar quebrando, o FGC, que é um órgão sem qualquer fim lucrativo, protegerá todo o seu investimento e restituirá, integralmente, o valor que foi investido. Dessa maneira, esse órgão funciona como um mecanismo para controlar e defender o mercado.

Prazos de um CDB

Os prazos dos CDBs podem variar muito de acordo com cada emissor, assim como de título para título. Em sua maioria, o prazo de carência de um CDB é a união entre o vencimento de um dos títulos junto com a sua liquidez. De uma maneira mais simples de compreender, o prazo vai representar o período em que o seu dinheiro deve se manter no banco.

De toda a forma, se for necessário, você poderá encontrar títulos com prazos que estejam de acordo com as suas necessidades e objetivos, apresentando liquidez diária.

Conclusão

É muito fácil investir em CDBs, certo? Basta aplicar a quantidade de dinheiro que desejar e ver em quanto tempo deseja ter o valor aplicado de volta. Lembre-se sempre de estudar o mercado para obter as maiores vantagens.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *