Pesquisar

A Importância do Seguro de Vida: Proteja sua Família e seu Patrimônio

Em muitos casos, nós deixamos de pensar que nossas vidas são finitas e que, em algum momento, podemos sofrer um acidente e deixar tudo para trás. Por isso, a importância do seguro de vida deve ser destacada, especialmente para quem possui uma empresa e deseja oferecer maior bem-estar aos seus funcionários.

Contratar um seguro de vida, diferente do que algumas pessoas acreditam, não possui um procedimento tão difícil. Na verdade, se ele for feito junto com uma empresa de confiança e com bons planos, levar esse processo adiante será bem simples. Precisa entender mais sobre este assunto? Então, siga a leitura deste artigo.

O que é seguro de vida?

Antes de desenvolver sobre a importância do seguro de vida, vamos entender o seu conceito. O seguro de vida é, simplesmente, uma proteção ao segurado contra possíveis acontecimentos, sejam acidentes graves ou óbito. Seu principal objetivo gira em torno de reduzir o impacto econômico sofrido pela família ou por pessoas próximas.

No mercado, encontramos duas formas populares de contratação do seguro de vida: a cobertura para empresas e a cobertura pessoal, onde você e quem você ama estão protegidos. A vida é cheia de surpresa e, por isso, não devemos levar a nossa longevidade ou saúde como algo totalmente garantido.

Qual é a importância do seguro de vida?

É importante dizer que a importância do seguro de vida não está ligada, somente, aos casos de óbito. Na maior parte das coberturas oferecidas por esse tipo de plano, você pode ter algumas proteções ainda em vida, especialmente em casos de doença mais severos, protegendo a renda familiar também em situações de acidente.

Para aquelas pessoas que possuem algum dependente financeiro, sejam filhos ou um cônjuge, o valor do seguro de vida permitirá que eles mantenham um padrão financeiro para toda a família até que haja a possibilidade de reequilibrar as finanças. Assim, os integrantes da família poderão continuar a arcar com gastos de convênio médico, educação e outros elementos que impliquem no bem-estar.

Benefícios seguro de vida: quais são?

A importância do seguro de vida não se restringe somente a um fator. Por isso, é importante conhecê-lo a fundo e saber quais são os seus benefícios mais relevantes para não deixar a oportunidade de sua contratação passar.

Confira!

1. Proteção para as finanças

Assim como acontece com um seguro de carro, onde o veículo fica protegido contra qualquer tipo de surpresa do destino, o seguro de vida traz uma proteção financeira para casos que não estavam previstos na sua vida.

Essa proteção poderá trazer inúmeros benefícios para a pessoa que tem a iniciativa de contratar a apólice do seguro, assim como a sua família. É por isso que a importância do seguro de vida é tão destacada, porque mantém as contas em dia caso seja necessário recorrer ao valor.

2. Viver com tranquilidade

Muitas pessoas trabalham a vida inteira para ter um pouco mais de tranquilidade quando chegar o momento da aposentadoria. No entanto, por meio de um pensamento racional, é muito comum que surja a preocupação de como as coisas serão se houver algum acidente ou falecimento, o que leva as pessoas a entrarem em constante estado de alerta.

É aí que entra a importância do seguro de vida. Ele permite que o contratante possa viver uma vida mais tranquila, sem esse tipo de preocupação, tendo em vista que o valor definido na apólice será capaz de manter os gastos da família sob controle caso aconteça algum acidente ou falecimento.

3. Maior proteção para quem está ao seu lado

Na maioria das vezes, os casais são responsáveis por dividir os gastos fixos da família, seja com plano de saúde, escola dos filhos, contas de energia, internet, água. Por isso, se algum deles passar por um imprevisto, como doença ou acidente, há uma grande probabilidade da renda ser comprometida de um modo extremamente notável.

Em casos assim, onde um momento delicado se apresenta, é muito comum que haja a necessidade de buscar apoio psicológico ou amparo de alguém que possa cuidar dos filhos, o que acabaria exigindo a utilização de recursos financeiros. Então, com a nitidez da importância do seguro de vida, lidar com cenários assim seria muito mais simples.

4. Plano de cobertura para doenças graves

Assim como já dissemos, nem sempre a contratação de um seguro de vida tem a ver, somente, com a possibilidade de morte. Quando alguém fica doente, há uma grande chance de envolver outros familiares para que o tratamento possa ser pago. Afinal, mesmo contando com um plano de saúde completo, há muitas outras despesas que ficam em aberto.

Em momentos como esse, é importante ressaltar a importância do seguro de vida, que em muitas ocasiões conseguirá cobrir não apenas casos de doenças graves, mas também alguns tipos de transplantes. É por meio dessa ajuda, contratada previamente, que se pode passar por uma situação difícil sem se preocupar com o dinheiro a ser gasto.

5. Pagamento de diárias em caso de afastamento do trabalho

Se, por algum motivo, seja doença ou acidente, o trabalhador for afastado de seu trabalho, há coberturas que permitem o pagamento de diárias ao longo de 1 ano, o que ajuda a manter os rendimentos durante o período em que a pessoa está passando por sua fase de recuperação.

A cobertura pode ser conhecida como Diária por Incapacidade Temporária (DIT). Elas serão pagadas com base no valor contratado, contando a partir do 11º dia do afastamento do funcionário, seja por doença ou acidente que esteja previsto na cobertura. Mais uma vez, a importância do seguro de vida se destaca.

6. Majoração

Outro bom motivo para contratar o seguro de vida é a majoração. Ou seja: uma cobertura contratada ao lado da cobertura de invalidez total ou parcial graças a um acidente. É por meio dela que a pessoa afetada consiga receber integralmente o valor contratado na cobertura de invalidez.

Conclusão

A importância do seguro de vida está, justamente, em preservar quem mais amamos de ter que passar por dificuldades financeiras em caso de necessidade. Sempre devemos lembrar que não estamos isentos de passar por algo mais grave, como um acidente ou óbito, e, por isso, a contratação desse seguro é uma forma de proteger quem está ao nosso lado. Então, considere colocá-lo, também, no seu planejamento financeiro para casais.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *