O desafio dos 30 dias tem ganhado cada vez mais adeptos, tendo em vista que a sua utilização ajuda a manter uma vida financeira saudável, colocando todas as despesas na ponta do papel e, por consequência, ajudando a evitar as dívidas que surgem ao longo do caminho da vida adulta. Além disso, ele é um ótimo motivador para quem deseja poupar.
Você já ouviu falar dos desafios de economia? Neles, caso todas as etapas sejam seguidas da forma recomendada, é possível transformar por completo a sua relação com o dinheiro e, consequentemente, poupar com maior facilidade. Quer saber como? Então, não deixe de conferir este artigo.
Desafio dos 30 dias: o que é?
O desafio dos 30 dias é muito simples: ele ajuda o indivíduo a se desenvolver, da melhor maneira possível, pessoalmente, conseguindo seguir com o comprometimento em uma nova atividade, hábito ou meta durante um mês inteiro. Para isso, antes de mais nada, será preciso escolher algumas tarefas simples e segui-las diariamente.
É importante dizer que este desafio não se enquadra, somente, no tópico de economia. O desafio pode ser feito em outros âmbitos, como saúde, produtividade e, até mesmo, gastos de sua própria casa. No entanto, a regra se aplica para todos eles: é necessário focar na constância e na repetição.
Por que posso usar o desafio dos 30 dias?
Por que posso usar esse desafio para melhorar a minha organização financeira e o estabelecimento de objetivos? Basicamente, este tipo de método ajuda a manter o foco e a criar hábitos, mesmo após o mês ter acabado. Além disso, é uma ótima chance de se adaptar aos novos comportamentos que, antes, não estavam na sua vida.
O método é responsável por promover uma maior sensação de realização rápida, permitindo que o indivíduo esteja motivado e mais disposto a incorporar essa nova atividade em sua rotina, de modo regular, até mesmo depois do período em que o desafio já tenha sido cumprido.
Desafios de economia de 30 dias: como é feita a divisão?
Para que o desafio dos 30 dias seja colocado em prática, o primeiro passo é definir o seu objetivo. Ele pode estar voltado para uma quantia específica que deseja juntar ou uma viagem que deseja fazer em determinado mês e, para isso, será preciso economizar ou cortar gastos desnecessários.
Para saber como economizar dinheiro, também será importante organizar um calendário somente para esse desafio, seja ele físico ou virtual. Adicione, sempre que possível, lembretes e alarmes, visando garantir que todas as atividades sejam cumpridas dentro do período proposto.
Quer saber um pouco mais sobre a prática do desafio de 30 dias? Então, confira, abaixo, algumas dicas importantes.
1. Idealize um orçamento
O orçamento é sempre o primeiro passo para que qualquer pessoa consiga se organizar para um desafio de 30 dias e manter a motivação até o final. É por meio desse orçamento que haverá a possibilidade de idealizar o futuro e os seus objetivos sendo realizados de acordo com o desejado.
O planejamento, também, garante uma visão mais clara de para onde o dinheiro está sendo direcionado e em quais áreas será necessário realizar alguns ajustes. Se for necessário, utilize aplicativos ou ferramentas de finanças para que o seu orçamento seja devidamente monitorado.
2. Defina metas possíveis de alcançar
Se o seu objetivo é fazer com que o desafio seja mais sustentável, então coloque em mente que as metas financeiras precisam ter um caráter realista e alcançável para o período estabelecido de 30 dias. Seus objetivos devem ser claros, evitando desviar o foco em qualquer que seja o momento. Estabeleça uma quantia específica de dinheiro ou quite alguma dívida, por exemplo.
3. Deixe de lado os gastos desnecessários
Os gastos sem necessidade acabam ocupando boa parte das finanças dos brasileiros, especialmente para aqueles que não possuem uma boa relação com o próprio dinheiro. Então, se o seu objetivo é entrar de cabeça no desafio dos 30 dias, saiba que a primeira medida a ser tomada é acabar com esses gastos.
Com o corte desses gastos, alguns recursos financeiros vão ser liberados e, como consequência, o seu dinheiro poderá tomar novos rumos, auxiliando a manter as metas de economia em dia para atingir os objetivos traçados.
4. Mantenha as suas contas em segurança durante o desafio dos 30 dias
Todas as suas contas bancárias e investimentos, ao longo desse desafio, precisam estar devidamente seguras. Sempre que possível, altere suas senhas e as substitua por opções fortes. A autenticação de dois fatores também é um elemento indispensável que ajuda a reforçar a proteção das suas finanças.
5. Monte uma rotina que possa ser cumprida para poupar
Para que o desafio dos 30 dias seja cumprido, é importante criar uma rotina constante, seja ela diária ou semanal, para que todas as finanças sejam revisadas. Essa atividade pode incluir a verificação de saldos, registro de gastos ou, até mesmo, a avaliação do progresso do desafio e se as metas estão perto de ser alcançadas.
6. Lembre-se da constância
A disciplina é o elemento primordial para que o desafio seja realizado com sucesso. Mantenha o pulso firme na aderência das metas estabelecidas e do orçamento idealizado, buscando, até mesmo, fazer um fundo de emergência. Mesmo os pequenos deslizes, que parecem bobos a princípio, podem ser responsáveis por colocar todo o plano a perder.
Quais são os hábitos que ajudam a economizar dinheiro?
Existem alguns hábitos que podem complementar muito bem o desafio dos 30 dias como, por exemplo:
- Fazer compras à vista, que possibilitam a negociação de descontos no valor do produto ou do serviço;
- Fazer uma lista de compras, para evitar gastos desnecessários para aquele momento;
- Avaliar promoções para ter a certeza de que elas são realmente vantajosas e não desperdiçarão o seu dinheiro;
- Aplicar dinheiro em alguma ação ou fazer investimentos de acordo com o seu perfil de risco de investidor.
Conclusão
O desafio dos 30 dias é uma excelente forma de manter a organização financeira e aprender a definir metas pessoais, visando alcançá-las em um curto período. Lembre-se de aplicar a elas um caráter realista, para que você se motive cada vez mais a prosseguir com o desafio e para incorporá-lo em sua rotina mesmo após a finalização do mês.