Pesquisar

Cartão de Crédito: Vilão ou Aliado? Dicas para Usar com Sabedoria

O cartão de crédito é um elemento muito comum na vida da maior parte dos brasileiros, especialmente porque oferece uma grande facilidade para quem não tem dinheiro no momento exato da compra. Com uma boa organização financeira, pode ser um grande aliado. No entanto, quando as coisas saem do controle, ele pode ser o verdadeiro vilão.

Ter um cartão é um desafio para aquelas pessoas que não se veem capazes de se organizar financeiramente. Por isso, é importante pensar, e colocar em prática, algumas estratégias para garantir um aproveitamento mais limpo dessa ferramenta.

Como usar o cartão de crédito sem ter dores de cabeça?

Muitas pessoas observam o cartão de crédito como um grande inimigo acumulador de juros. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam, tendo em vista que ele pode salvar as contas quando há uma conta de grande valor a ser paga ou em uma situação de emergência, quando o valor integral do serviço ou produto não está disponível naquele momento.

Ainda assim, para que o uso do cartão não se torne um verdadeiro pesadelo na vida da maioria das pessoas, é necessário fazer um uso consciente, especialmente para quem está tentando sair das dívidas. Ter moderação ao usar o cartão e pensar se há, de fato, a possibilidade de pagar a fatura são dois elementos fundamentais de uma série de dicas para evitar o endividamento.

Observe, logo abaixo, quais são as outras precauções para evitar as dores de cabeça com o cartão de crédito.

1. Defina um teto para as suas compras

Antes de mais nada, para não cair nas armadilhas do cartão de crédito, defina o quanto você poderá gastar por mês. Afinal, algumas pessoas possuem um limite bem maior do que a sua realidade financeira. Mesmo que a sua possibilidade de compra seja de R$ 6.000, mas o seu salário corresponda a metade desse valor, é importante não extrapolar.

O limite definido para o uso do cartão de crédito ajudará a criar um maior controle financeiro e, consequentemente, não transformará a sua fatura em uma grande bola de neve, onde não é mais possível pagar as contas em dia e continuar acumulando uma série de juros.

2. Entenda melhor como funcionam as taxas de juros

As taxas de juros são o maior pesadelo de todas as pessoas que possuem um cartão de crédito. Afinal, elas são extremamente altas e podem acabar transformando a sua vida financeira em um túnel sem saída.

Esses juros são um valor específico cobrado, ao mês, pelo empréstimo de um determinado valor, em casos de atraso de pagamento de fatura, parcelamento de saldo ou de pagamento que não corresponda à totalidade da fatura. No entanto, dentro dessa modalidade, a porcentagem cobrada pode ser considerada uma das mais caras do mercado.

3. Tente pagar o valor total da sua fatura

Geralmente, algumas pessoas acabam se esquecendo das compras que fizeram ao longo do mês, seja na aquisição de algum produto ou de serviços específicos. No entanto, caso haja um adiamento do pagamento da fatura de seu cartão de crédito, os juros, como já mencionamos, podem se tornar um grande perigo.

Dessa maneira, é muito importante saber qual é o dia da data de vencimento da sua fatura, evitando fazer um pagamento atrasado e, consequentemente, mantendo os juros afastados. Também é importante escolher um dia mais cômodo para o pagamento da fatura, especialmente uma que coincida com a data em que receberá o seu salário.

4. Confira todos os detalhes da fatura do cartão de crédito

Muitas pessoas acabam não lendo a fatura de seu cartão de crédito por confiar que aquele valor é o certo e nada mais. No entanto, há casos em que algumas compras duplicadas podem surgir, assim como compras não identificadas pelo proprietário do cartão.

Atualmente, com a recorrência de golpes online e o vazamento de dados digitais, é indispensável ficar atento em relação a isso. Veja o detalhamento de sua fatura para ter a certeza de que todas as compras definidas foram, de fato, realizadas por você.

5. Evite compras desnecessárias e impulsivas

O cartão de crédito é vantajoso, desde que seja utilizado de forma consciente e correta. Ainda que pareça difícil controlar alguns impulsos, é necessário pensar em todos os assuntos que já foram debatidos antes: os juros e o atraso de pagamento.

Sempre que possível, faça uma lista do que, de fato, é necessário. Muitas vezes, as pessoas se deixam levar pelo que acreditam ser uma necessidade, mas acabam acumulando dívidas no cartão, justamente, por não conseguir pagar por aquele valor, tendo em vista que ele não era tão relevante para aquele momento.

6. Cuidado com os parcelamentos, pois cartão de crédito gera dívida

A maior parte dos endividados do país, cerca de 60%, está nessa situação por causa do cartão de crédito. Uma das maneiras mais certeiras de evitar isso é manter os parcelamentos longe. Afinal, é muito comum ficar envolvido com essa possibilidade de “folga” financeira. Dessa forma, assim como já foi dito algumas vezes, a melhor solução é ter um bom planejamento.

7. Faça compras online apenas em sites seguros

A internet é uma das melhores fontes para as compras. Afinal, não é mais necessário ir até uma loja para olhar o produto, fazer a compra e levá-lo para casa. Tudo isso pode ser feito da comodidade de um sofá ou de uma compra. No entanto, para que não haja nenhuma dor de cabeça no processo, sempre confira se o site é seguro.

Uma boa opção é, até mesmo, consultar a reputação do site no Reclame Aqui, buscando cair em algum golpe ou enviar os seus dados para pessoas que não possuem boas intenções.

8. Não esqueça de denunciar as cobranças indevidas

Por fim, lembrando que cartão de crédito gera dívida se não for bem utilizado ou se os seus portadores não se atentarem aos detalhes da fatura, lembre-se sempre de denunciar as cobranças indevidas para a operadora do seu cartão. Se houver algo de errado, entre em contato imediatamente para questionar.

Conclusão

A utilização do cartão de crédito pode, de fato, ser uma dádiva para a maioria das pessoas. No entanto, é necessário se manter atento aos detalhes para não cair em dívidas ou em alguns golpes comuns na internet.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *