Pesquisar

Como Calcular a Rentabilidade de um Investimento em Renda Fixa

Para que você possa começar a investir, é importante analisar todos os aspectos necessários dos seus ativos. Por isso, entender um pouco mais sobre a rentabilidade de um investimento em renda fixa se mostra relevante, principalmente para quem deseja aplicar o seu dinheiro em algum título e quer saber quanto terá de retorno.

É por causa da importância que esse retorno tem na estratégia que se torna necessário aprender a realizar o cálculo e fazer a interpretação de todos os dados que ali estão. Assim, você poderá tomar decisões mais alinhadas, aproximando-se dos seus objetivos de uma maneira mais simples e estratégica.

O que é a rentabilidade de um investimento em renda fixa?

Você já parou para pensar o que seria a rentabilidade de um investimento em renda fixa? Esse elemento nada mais é do que a porcentagem pela qual o seu dinheiro renderá em um período específico. É muito comum que ela se apresente em um formato de porcentagem, permitindo que o investidor tenha uma visão mais precisa dos lucros obtidos ao longo do tempo.

Um bom exemplo disso é o caso onde a rentabilidade apresenta 8% ao ano. Dessa forma, isso significa que o valor investido apresentou um aumento de 8% ao longo de um período de 12 meses. Se a rentabilidade for mantida, o próximo ano poderá trazer um novo avanço equivalente.

No Brasil, a rentabilidade de um investimento em renda fixa também deverá contar com os juros compostos, o que representa um dos grandes desafios de economia. Sendo assim, a sua aplicação já é feita com o montante corrigido. Dessa forma, os juros serão sempre calculados acima do montante anterior, somando-o aos ganhos que já foram obtidos.

Principais tipos de rentabilidade

Ainda que o significado de rentabilidade seja bastante amplo, existem vários tipos no mercado. Sendo assim, quando falamos sobre o mundo dos investimentos, há uma infinidade de possibilidades que precisam ser levadas em consideração caso queira obter resultados melhores para o seu aporte.

Conheça, logo abaixo, os principais tipos de rentabilidade e saiba como cada uma dessas alternativas funciona.

Nominal

Rentabilidade nominal é sinônimo de retorno bruto obtido. Isso quer dizer que ela representa todo o valor apresentado dentro de uma aplicação financeira, sem que haja a inclusão dos custos envolvidos. Um exemplo disso são alguns investimentos de renda fixa, onde não há o cálculo dos custos relacionados ao imposto de renda.

Líquida

A rentabilidade de um investimento de renda fixa, em sua forma líquida, traz a representação da porcentagem de avanço do seu patrimônio, já apresentando todos os custos e taxas que estavam envolvidos nesse tipo de investimento.

Real

A rentabilidade real, por sua vez, é um outro tipo muito relevante que precisa ser levado em consideração. Ela possui correspondência com o resultado percentual do patrimônio, mas já descontando os valores da inflação. Sendo assim, seu objetivo é indicar sobre o avanço que, de fato, o patrimônio realizou.

Negativa

Para finalizar, a rentabilidade de um investimento em renda fixa negativa nada mais é do que o momento em que o montante final está abaixo do capital inicial aplicado naquela operação. Sendo assim, o investidor sabe que não houve nenhum ganho real e que, também, acabou perdendo o valor investido.

Há diferenças entre rentabilidade e rendimento?

Após compreender um pouco mais a fundo o que é rentabilidade de um investimento em renda fixa, é importante entender que há, sim, uma diferença entre ambos os termos. Ainda que sejam, comumente, adotados como sinônimos, é possível que representem informações diferentes. A rentabilidade é responsável por representar a taxa percentual de mudança relacionada ao capital que foi investido no início.

Por sua vez, o rendimento é correspondente ao número que indica o quanto o investidor já ganhou ou perdeu com aquele determinado investimento.

Como calcular a rentabilidade de um investimento em renda fixa?

Para saber o cálculo rentabilidade investimento em renda fixa, é necessário entender que há uma variação entre a fixa e a variável durante a realização dessa conta. Afinal, na primeira opção, as condições de retorno podem ser conhecidas, além de haver uma incidência clara dos juros compostos.

Cálculo rentabilidade de um investimento em renda fixa: cálculo

Para facilitar a compreensão do cálculo de rentabilidade de um investimento em renda fixa, vamos pensar na rentabilidade aplicada à poupança. A caderneta é vista como um dos investimentos mais populares disponíveis, mas pode acabar trazendo um resultado que vai além do que foi esperado. De acordo com as regras que estão valendo a partir dos depósitos do ano de 2012, o retorno será o seguinte:

  • Caso a Selic esteja igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% da Selic + Taxa Referencial;
  • Caso a Selic se apresente acima de 8,5% ao ano, a poupança poderá render 0,5% por mês + TR.

É possível usar uma lógica semelhante para realizar o cálculo da rentabilidade de títulos, seja para certificado de depósito bancário (CDB), letra de crédito do agronegócio (LCA) ou, até mesmo, a letra de crédito imobiliário (LCI). O CDI, na maior parte das vezes, é a base de cálculo para esses tipos de rendimento.

Qual é a diferença entre rentabilidade e lucratividade?

Já conseguiu identificar como o cálculo da rentabilidade de um investidor em renda fixa é feito? Então, este é o momento ideal para entender as principais diferenças entre rentabilidade e lucratividade.

A lucratividade nada mais é do que o retorno líquido de um determinado investimento, excluindo todo e qualquer imposto e outros custos que estão envolvidos ao longo dessa operação.

Na maioria das vezes, a rentabilidade vai ser apresentada em formato de porcentagem, enquanto a lucratividade virá em um valor numérico que possua equivalência direta com a porcentagem da rentabilidade.

Por que devemos conhecer a rentabilidade dos nossos investimentos?

Para todos aqueles que estão pensando em investir de maneira iniciante, ou que já estão nessa estrada, saber a rentabilidade de um determinado investimento de renda fixa pode fazer toda a diferença. Isso acontece porque esse elemento tem o poder de impactar, de forma direta, nos resultados esperados pelo investidor. Com essa informação, ele escolherá o melhor ativo para investir ou elaborar a sua estratégia.

Conclusão

Ao descobrir o que é a rentabilidade de um investimento em renda fixa, assim como calculá-la, você pode ter uma dimensão da sua importância para quem deseja colocar um pé no mundo dos investimentos. Ainda assim, antes de aplicar o seu dinheiro em qualquer negócio, avalie aspectos como a segurança e a liquidez.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *