Pesquisar

Fundos de Renda Fixa: Como Escolher o Melhor para Você

Saber montar uma carteira de investimentos diversificada pode acabar exigindo muito preparo, conhecimento sobre o mercado e, principalmente, atenção. Por isso, conhecer os fundos de renda fixa pode ser uma alternativa para quem deseja ampliar os seus horizontes ou, até mesmo, começar a investir.

No entanto, para iniciar esse tipo de aplicação, você precisará conhecer as principais características que se referem à sua remuneração, liquidez e prazos, além de todos os riscos e vantagens que os circulam. Assim, com todo esse conhecimento acumulado, torna-se possível fazer uma escolha mais consciente e, consequentemente, facilita chegar às suas metas.

O que são fundos de renda fixa?

Quando falamos sobre o mercado de investimentos, podemos nos deparar com duas classes: a renda fixa e a renda variável. Por meio delas, descobrimos que os fundos de renda fixa são aqueles diretamente voltados para as regras de remuneração de investimentos no momento em que ocorre o aporte.

Dessa forma, os investidores sabem como o seu dinheiro renderá e por qual período ele deve ficar aplicado para que obtenha o resultado esperado. Essa é a diferença mais relevante em relação à renda variável, onde não há a possibilidade de antecipar o que vai acontecer ao seu rendimento ou se, até mesmo, haverá algum ganho.

Como os fundos de renda fixa funcionam?

Muitas das aplicações nos fundos de renda fixa são títulos de crédito que foram emitidos por instituições financeiras, pelo Governo ou, até mesmo, por empresas. Sendo assim, se for considerá-los como uma alternativa de investimento, saiba que há uma diferença entre os títulos privados e os títulos públicos.

Os títulos privados são aqueles emitidos por instituições e empresas, enquanto os públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional. De forma prática, saber como os fundos de renda fixa funcionam significa compreender que você emprestará dinheiro para quem emitiu o título e, em troca, receberá uma determinada rentabilidade.

Quando a data de vencimento, ou o resgate, chegar, é esperado que você receba um valor que estava inicialmente investido junto com o rendimento que, previamente, já estava acordado com essa instituição, gerando uma renda extra. Por isso, como cada título se difere um do outro, ao investir em renda fixa, é necessário prestar atenção às datas de resgate.

Também há opções de investimentos que estão isentos do pagamento do Imposto de Renda, mas algumas outras apresentam tributação. Sendo assim, quando for avaliar a rentabilidade, é importante tomar esse ponto como base para alinhar as suas expectativas da melhor forma possível.

Como escolher fundos de renda fixa?

Após entender o que são fundos de renda fixa, está na hora de saber como fazer essas aplicações financeiras e manter a sua carteira sempre bem diversificada.

Antes de mais nada, identifique o seu perfil de investidor

Muitas pessoas não sabem, mas antes mesmo de começar a investir é necessário identificar o seu perfil de investidor. É por meio dele que se pode definir a sua tolerância ao risco ou, até mesmo, qual é o melhor tipo de investimento para organizar a sua carteira e ter os melhores retornos possíveis.

Saiba quais são os seus objetivos financeiros

Outro ponto importante para quem pensa em investir em fundos de renda fixa é observar quais são os seus objetivos financeiros. Os valores precisam ser retirados com antecedência ou você pode esperar por um longo tempo para resgatá-los? As respostas para essas perguntas te guiarão nesse percurso.

Abra uma conta com uma corretora

Abrir uma conta com uma corretora pode te ajudar a ter acesso a uma maior quantidade de investimentos. De toda a forma, é importante verificar se a empresa é, realmente, de confiança. Sempre que possível, busque por aquelas que tenham um portfólio mais amplo e que ofereçam uma boa experiência para seus usuários.

Escolha quais aplicações gostaria de fazer e realize o aporte

Para investir em fundos de renda fixa, você precisará estar com a sua conta aberta junto com a corretora. Então, explore todas as opções disponíveis de investimento e comece a fazer os seus aportes. Quanto maior for a diversificação da sua carteira, maiores serão as chances de ampliar a sua rentabilidade.

Acompanhe o seu portfólio de fundos de renda fixa

Por fim, não esqueça de monitorar, regularmente, os seus investimentos. Mantenha-se de olho às necessidades de fazer uma reestruturação no seu portfólio. Assim, passe a observar se os resultados obtidos estão próximos do que se espera, evitando a retirada de dinheiro precoce que poderia prejudicar os seus rendimentos.

Por que renda fixa é mais vantajoso do que a poupança?

Levando em consideração todos os aspectos mostrados sobre os fundos de renda fixa, é importante dizer que a caderneta de poupança também está introduzida nessa classe. Ainda assim, é importante dizer que investir dinheiro na poupança, atualmente, não é um caminho muito atraente, especialmente por causa desse rendimento.

Com a grande quantidade de opções no mercado, existem outras aplicações com o mesmo nível de risco e com características muito mais favoráveis para que você escolha, mas com rentabilidade maior. Ainda que o impacto do Imposto de Renda, aplicado ao retorno, exista, os títulos do Tesouro Selic, tomando como exemplo, oferecem mais rendimento e a mesma segurança.

Dentro das opções dos fundos de renda fixa, você ainda encontra algumas alternativas que são protegidas pelo FGC, o que ajuda a manter a proteção do seu dinheiro contra qualquer perda que possa vir a ocorrer.

Principal vantagem da renda fixa

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens da renda fixa está diretamente atrelada à segurança e à previsibilidade de seus retornos, sendo ideal para aqueles investidores mais conservadores ou para a reserva da carteira de investimentos que precisa ter uma maior proteção e liquidez.

Existe um melhor banco para investir em fundos de renda fixa?

Não. Não é possível definir um “melhor banco” para isso, porque a melhor escolha depende, principalmente, do perfil do investidor e de suas condições de mercado. Sendo assim, o mais recomendado é comparar as taxas de retorno e a sua solidez.

Conclusão

Fundos de renda fixa se mostram uma aposta vantajosa para aqueles investidores que possuem mais experiência no mercado ou para os que ainda vão começar. Ainda assim, é importante estudar o mercado sempre que for possível, garantindo que os resultados estejam sempre dentro das suas expectativas.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *