Pesquisar

5 principais tipos de investimento a curto prazo para se beneficiar

Existem diversos tipos de investimento a curto prazo no mercado. Atualmente, muitos investidores não desejam abrir mão de sua lucratividade por muito tempo e, por consequência, acabam apostando nessa modalidade. Para casos assim, existem opções bastante atrativas.

É válido dizer que a opção por esse tipo de investimento vai depender, principalmente, do perfil adotado por cada investidor. Em sua maioria, os bancos oferecem um teste rápido e prático para que os clientes possam identificar esse perfil e sugerir as aplicações mais adequadas. Para ter um complemento desta informação, continue a leitura.

O que são investimentos de curto prazo?

Antes de nos direcionarmos para quais são os tipos de investimento a curto prazo, será preciso entender o seu conceito. Esse investimento tem relação com um valor que, de forma rápida, será tributado na conta do investidor, garantindo uma recuperação ágil dos valores que ali foram aplicados.

Na maioria das vezes, este tipo de investimento se mostra mais relevante para as pessoas que não desejam se arriscar de forma elevada, preferindo ter um retorno rápido de todo o dinheiro aplicado em formato de renda extra. Sendo assim, o mais recomendado é fazer uma avaliação sobre qual formato é mais adequado e se enquadra com suas atuais condições financeiras.

Por que é preciso saber o tempo de investimento?

educação financeira

Geralmente, os investimentos são estratégias pensadas a longo prazo. No entanto, é a partir do perfil do investidor que as medidas cabíveis serão tomadas. Cada pessoa possui uma determinada disponibilidade financeira, assim como deve levar em consideração essa informação para cada uma das etapas de investimento.

Os investimentos de curto prazo podem ser direcionados, de forma mais proporcional, para os investidores com um perfil moderado, que encaram o risco dos investimentos como algo ainda distante em sua vida. Para quem também não possui reserva de emergência, manter os investimentos mais controlados é a melhor das opções.

Sendo assim, para que haja um maior sucesso na hora de investir, é preciso pensar da melhor forma possível sobre o tempo de investimento dos valores que foram aplicados. Afinal, a sua carteira de agora precisará oferecer um bom suporte para os investimentos do futuro.

Principais tipos de investimento a curto prazo: os melhores

Durante o ano de 2022, uma pesquisa realizada pelo Raio X do Investidor Brasileiro filtrou que 32% dos brasileiros conseguiram economizar, mantendo as suas contas em dia. A partir desse dado, é importante falar sobre os tipos de investimento a curto prazo para transformar essa economia em maiores rendimentos.

1. CDB – Certificado de Depósito Bancário

O Certificado de Depósito Bancário pode ser considerado um dos tipos de investimento rápidos de maior popularidade. Ainda que a maior parte dos títulos só permita o resgate do valor na data de vencimento, é possível encontrar algumas opções que tragam liquidez diária.

O investimento pode ser comparado com um empréstimo. O investidor empresta o dinheiro ao banco, a instituição emite um título e, ao chegar no final do período do contrato, o capital será devolvido com um acréscimo de juros.

2. Tipos de investimentos a curto prazo: day trade e swing trade

Dentre os tipos de investimento a curto prazo, temos o day trade e swing trade. A Bolsa de Valores pode ser considerada o primeiro ambiente para os investidores que não desejam se arriscar tanto e desejam ter os resultados de seus investimentos em pouco tempo.

O investimento, neste caso, será feito por meio de ações. Essas nomenclaturas fazem referência a uma compra de curto prazo dessas mesmas ações, podendo ser utilizadas para obter lucro com a venda dos papeis posteriormente.

O day trade funciona quando um investidor fecha e abre suas posições em um mesmo dia. Enquanto isso, o swing trade também pode ser visto como uma forma de investir em ações em curto prazo, mas o principal objetivo é focado na oscilação dessas ações.

3. Tesouro Selic dentre os investimentos rápidos

Da mesma forma que acontece com o CDB, o Tesouro Selic pode ser visto como um dos investimentos a curto prazo que têm funcionalidades mais próximas a um empréstimo. No entanto, o empréstimo do dinheiro não é feito diretamente com o banco, mas sim com o próprio governo, que devolverá o capital com os juros por aquele período de aplicação.

Dentre as opções que estão disponíveis dentro do Tesouro Direto, o Tesouro Selic pode ser o mais viável e popular para aquelas pessoas que estão buscando investimentos rápidos. Sua liquidez diária é um destaque, além da aplicação simples de ser feita. As chances de não receber o dinheiro acabam sendo muito baixas.

4. Letra de Crédito (LC)

Uma outra opção de rendimento a curto prazo é a Letra de Crédito, também conhecida por sua sigla LC. Ela pode ser considerada muito segura e possui uma rentabilidade superior à apresentada pelo Tesouro Selic e pelo CDB. A aplicação também pode ser vista como uma espécie de empréstimo, mas está isenta de imposto de renda.

Ainda assim, é válido destacar que a liquidez das Letras de Crédito pode ser um pouco distinta das demais. Os títulos mais comuns possuem liquidez que varia entre um a cinco anos. De toda a forma, existem determinadas LCs que possuem liquidez próxima a seis meses.

A barreira de entrada também deve ser considerada quando o assunto é tipos de rendimento a curto prazo. Isso significa que, no mínimo, é preciso ter um valor específico investido para conseguir usufruir de seus benefícios. Os títulos mais comuns só são disponibilizados a partir de R$ 1 mil.

5. Fundos DI

Os Fundos de Renda Fixa estão diretamente relacionados com a taxa Selic e com os CDIs. No entanto, é válido lembrar que o produto realmente faça jus às necessidades do investidor. Dessa forma, atente-se às taxas de operação, que não devem ultrapassar o valor de 0,5% ao ano.

A rentabilidade deste tipo de investimento a curto prazo pode aumentar ou diminuir a partir dos movimentos de seu indicador. Uma boa recomendação é investir cerca de 95% do valor em Títulos Públicos, compartilhando os outros 5% em papeis com regras semelhantes.

Conclusão

Além de todas essas opções de tipos de investimento a curto prazo, também é possível procurar por outros formatos. O mais relevante é que a aplicação selecionada seja proporcional ao estilo de vida que o investidor leva, bem como aos seus objetivos.

Share the Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *